badge
O Triângulo das Cuecas: Vida de Professor...

Sunday, June 04, 2006

Vida de Professor...


Para as pobre almas conhecedoras da situação desse país à beira mar plantado não será talvez necessário explicar este post, mas para todos os outros que vivem obcecados com os muitos nadas que nos entram pelos olhos adentro diariamente como sendo as coisas mais importantes do mundo (tal como o Mundial de futebol por exemplo...) aqui vai uma pequena explicação.
Já todos nós sabemos que em Portugal não vale a pena ter profissão nenhuma se não fôr político ou jogador de futebol, mas de todas as profissões que não queremos ter a que devemos querer ver mais longe é a de professor, especialmente a de professor do ensino primário.
Este post deve a sua existência às belas medidas que o Ministério da Educação tem na forja para estes pobres infelizes.
Como se já não bastasse terem que aturar autênticos delinquentes em fase de treino, pais com a gentileza de um hooligan quando o seu clube perde, e tudo isto sem poder abrir o bico para falar com uma voz mais alterada seja com quem for porque podem ferir susceptibilidades ou traumatizar os meninos, ainda vão passar à qualidade de mão de obra praticamente escrava. Sem direitos e com um prato de comida ao fim do dia caso se tenham portado bem.
Para os mais chocados, eu passo a explicar.
Os professores já antes, desde todo o início do sistema, que tiveram que correr as várias provincias deste país dando aulas por aqui e por além sem poiso certo até estarem vinculados aos quadros do estado. Só a partir desse momento é que se tornavam professores titulares e tinham garantido o seu direito a uma turma todos os anos e por conseguinte a certeza de um salário.
Agora a Sra Ministra, além de querer pôr os pais a avaliar estas pobres almas, tirando-lhes assim toda a réstia de autoridade que um dia poderiam ter, quer fazer as seguintes alterações:
1- Os professores só vão poder concorrer ao cargo de professores titulares ao fim de 18 (sim leram bém) anos de serviço e se a avaliação deles feita coresponder a Bom ou superior, sendo que durante o restante tempo têm que andar a "tapar buracos" pelas escolas deste país, fazendo aqui um mês, ali outo, até terem os 18 anos, algo que pode levar bem mais que 18 anos a acontecer.
2- Professores com avaliação menor que Bom e que não sejam titulares voltam a estar em provação.
3- Entre outras mudanças (pk o diabo do artigo era enorme e estava cheio de palha para enganar quem o leia e não tive pachorra para ler +)
Ora os salários já são baixos, trazem trabalho para casa aos montes, aturam o que nem o diabo quer, tiram do próprio bolso para que os alunos tenham materiais para fazer os trabalhinhos bonitos que os paizinhos tanto querem, são agredidos fisica e psicologicamente... E venham cá falar em vida de cão...

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home